sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como iniciar uma coleção de conchas

   A perfeição geométrica, a beleza das formas, o brilho, as cores e os delicados mosaicos da superfície das conchas encantam as pessoas e explicam o fascínio que elas despertam. Há não só o interesse científico mas também a satisfação pessoal dos colecionadores e lucros comerciais.
   Segundo o arquiteto Eduardo Schirrmeister, que dispõe de um dos maiores acervos do Brasil, com cerca de 20 mil exemplares, a maior parte dos colecionadores começam se entusiasmando pela variedade de conchas que encontra em nossas praias. Outros se encantam pelo tema quando visitam uma coleção de um museu, têm um amigo colecionador ou herdam de algum parente. Seja qual for esse início, o interessante é manter contato com outros colecionadores para desenvolver suas idéias e adquirir maior conhecimento. Assinar uma revista especializada e adquirir livros é uma maneira de conhecer todas as possibilidades existentes em uma coleção e escolher a sua preferência. Como no caso dos selos ou moedas, é possível desenvolver vários temas dentro de uma coleção de conchas.
   Nem todos gostam de transformar uma coleção em algo muito sério e buscam apenas o prazer de possuir aquelas peças mais bonitas, coloridas e exóticas. Outros relacionam tudo o que pertence a uma determinada família. Há os que preferem apenas conchas terrestres ou marinhas, somente espécies brasileiras ou até microconchas, grupo que só podemos admirar suas cores e esculturas sob um microscópio.


Fonte:http://www.jornalentreposto.com.br/siteantigo/fev2008/conchas.htm

2 comentários:

  1. O Aninha! Seu Blog mais parece um site científico cheio de informações úteis! Está super legal, faltam somente as fotos de sua coleção de conchas! Parabéns! Jorge

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Junto conchas desde criança e sempre guardei-as em uma caixa.
    Recentemente vi uma foto na internet de conchas guardadas dentro de um vidro (com tampa) com algum líquido dentro. Gostaria de saber qual líquido devo colocar no vidro: água, álcool, formol, etc. De forma que não danifique, desbote as conchas ou mofe.
    Gostei dessa ideia, pois não pretendo colecionar formalmente e dessa forma, posso colocá-las enfeitando minha casa.
    Creio que guardá-las secas no pote vai fazer com que elas se quebrem mais facilmente.

    Obrigada,

    Iara Maia

    ResponderExcluir