terça-feira, 19 de outubro de 2010

Quais são as utilidades das conchas?

       A utilidade fundamental das conchas é a de proteger a seus donos dos depredadores, pois os moluscos possuem músculos e órgãos moles que precisam de uma parte dura para sua proteção. Ao contrário do que se pensa, o colorido da maioria das conchas não tem um efeito de camuflagem ou mimetismo pois esses coloridos ficam ocultos embaixo do periostraco. A tudo isso tem que somar todo tipo de algas, fungos marinhos e invertebrados que se hospedam nas suas superfícies, criando em muitas delas deposições calcáreas.
        Caso excepcional são os moluscos das famílias CIPRAEIDAE, MARGINELLIDAE, OLIVIDAE e algumas espécies de outras familias que não tem periostraco e mantém a sua concha perfeitamente limpa graças aos lóbulos do manto que conseguem cobrir completamente todo o redor da sua concha, impedindo que grude sobre ela alguma incrustação. Estes lóbulos segregam uma capa calcárea muito fina, como um esmalte, o que da as conchas uma textura lisa e brilhante. A maioria dessas espécies usam um colorido que produz uma imagem confusa de luzes e sombras fazendo-se difícil detectar a sua silhueta para confundir os depredadores.
Conchas da família Cypraeidae
Outros moluscos usam as conchas para evitar a desidratação por perda de água, neste caso os moluscos terrestres. É um meio de locomoção no caso de membros da familia PECTINIDAE como algumas espécies de vieiras. Alguns conseguem flutuar com a concha mediante câmaras de gazes alojadas no seu interior no caso os Cefalopódes como os nautilus.




Quando um molusco morre, sua concha é a parte que permanece intacta durante mais tempo. Os próprios moluscos usam as conchas de outros moluscos.Os
Xenophoriidae
  polvos costumam acumular conchas nas suas tocas grudadas a seus tentáculos, como meio de escudo defensivo diante dos depredadores. Os membros da família Xenophoriidae incrustam na sua própria concha outras conchas de moluscos para proteger- se melhor dos depredadores.

    No meio natural alguns crustáceos como o carangueijo ermitão as usam como casa, mudando-se para conchas maiores quando crescem de tamanho.
Alguns peixes bem estudados por aquaristas da família dos Ciclidos africanos do Lago Tanganica e Malawi são chamados conchícolas como o Lamprologus Ocellatus é Neolamprologus meeli. Eles usam as conchas vazias de moluscos do gênero Neothauma e Lanistes para refugiar-se.
      No final da sua vida termina convertida em areia pela erosão do mar e mais tarde dissolvida completamente na água e reabsorvida de novo por seres vivos, entre eles os moluscos, voltando ao ciclo inicial.

4 comentários:

  1. Caramba amiga.. que informações legais, fiquei sabendo coisas que nem imaginava nesse novo post. Todos os dias eu olho esse blog pra ver se tem alguma novidade, é sempre mto interessante!
    Bejão

    ResponderExcluir
  2. Excelente materia! Essas sao as preferidas minhas

    ResponderExcluir
  3. nossa muito interessante mesmo

    amei seu blog!

    deixo um abraço das conchinhas de Paraty pra vc!

    Abraço

    Priscila lima
    www.conchasbelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Paulinha, parabéns por teu bonito Blog.

    Sou o proprietário da empresa TropiShop e como você, adoro as conchas.

    O link a mia página mudo. Agora é:

    http://www.tropishop.com.br/br/content/26-conchas-funcao

    Estou trabalhando em uma guia de conchas para sua identificação. Espero que vc goste.

    Abraço

    ResponderExcluir